Nova Transpantaneira vai interligar norte ao Pantanal e impulsionar turismo

Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Sérgio Ricardo e representantes de diversas instituições percorreram os 90 km da futura estrada “Transpantaneirinha”, durante o Projeto Estradeiro realizado no sábado (28). 

Ação conjunta, promovida na estrada histórica que liga Várzea Grande a Barão de Melgaço, passando por Santo Antônio de Leverger e Nossa Senhora do Livramento, busca viabilizar projeto para reestruturação do trecho, que dá acesso à 11 antigas usinas de cana de açúcar. Trajeto foi sugerido pelo conselheiro, presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT, que vem atuando para solucionar o caos vivido pelo município e pelo avanço de toda a região.

“Nos reunimos em busca de soluções para ligar toda essa região com pontes, viabilizando o turismo desde a usina de Itaici e criando um roteiro que auxilie o desenvolvimento da economia dessa região, com geração de empregos, de possibilidades e de qualificação, para que o turismo, que gera sete em cada dez empregos no mundo, possa gerar emprego também aqui em Mato Grosso, que tem uma natureza exuberante. Somos o único lugar do planeta que tem Cerrado, Pantanal e Amazônia”, disse. 

O Estradeiro é realizado pela Instância de Governança Regional – Pantanal Mato-grossense em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação (Seciteci) e a Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur). Um dos principais objetivos da iniciativa, que reúne representantes de diferentes setores, é conhecer a realidade local e estimular o turismo no município, único do estado localizado integralmente no Pantanal.

O conselheiro reforçou que TCE vem discutindo o desenvolvimento de todo o estado, o fim das desigualdades regionais e a vocação econômica dos municípios.

“A proposta é ir a campo, buscar soluções, auxiliar, orientar políticas públicas que desenvolvam o estado e que diminuam as desigualdades grandiosas que existem entre os 141 municípios. Um grande problema que estado e prefeituras têm é a produção de projetos. O estado tem condições, existem recursos federais e estaduais, mas o que faltam são os projetos, como nesse caso. Então, o primeiro passo é correr atrás para que todos se unam. O Tribunal vai auxiliar e estar junto, tanto que propomos essa viagem”, disse o conselheiro.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade