O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) convocou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para prestar esclarecimentos sobre problemas na rede estadual de ensino de Mato Grosso. A convocação está prevista para a quarta-feira (1º), a partir das 8h, na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa.
As pautas da convocação são o fechamento de turmas e escolas, e transferência de alunos; lotação dos professores e pedagogos das unidades e turmas fechadas; alterações da matriz curricular no sistema de ensino público estadual; retirada da disciplina língua espanhola da matriz curricular, e lotação dos professores; e aumento de 20 para 24 aulas semanais e turmas atribuídas por professor.
“A Seduc começou a fechar turmas e escolas estaduais em massa desde 2020, no meio da pandemia. De lá pra cá, não melhorou. O governador mantém a visão economicista de enxugar a quantidade de escolas e transferir estudantes para as redes municipais, para cortar custos. É uma visão equivocada da Educação, que apenas prejudica o ensino e o aprendizado. Muitos estudantes são obrigados a irem para escolas distantes de suas casas, atrapalhando a rotina das famílias”, disse Lúdio.
O deputado considerou, ainda, um erro retirar a Língua Espanhola da matriz curricular. Lúdio citou também a pressão que o governo exerce sobre os profissionais da Educação. “O governo de Mato Grosso anunciou a redução da duração das aulas. Isso implica em aumento do número de aulas por professor e de carga de trabalho? O governador se nega a cumprir os direitos dos profissionais da Educação de forma recorrente, e essa é mais uma injustiça que a Seduc está cometendo”, disse.