O prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos (Republicanos), proibiu as escolas do município de fazer festas de Halloween, comemorada em 31 de outubro. A decisão foi anunciada pelo prefeito em um vídeo publicado nas redes sociais no domingo (29).
Barcelos afirmou que a proibição foi motivada por dois fatores. Primeiro, ele argumentou que o Halloween não faz parte da cultura brasileira. Segundo, ele disse que a comemoração é um “culto aos mortos”, o que, segundo ele, é “desrespeitoso”.
“Primeiro que Dia das Bruxas não faz parte da cultura brasileira, e segundo, para quem ler e pesquisar um pouco, é cultuar os mortos e também dia de Todos os Santos”, disse o prefeito.
Barcelos também chamou a comemoração de “bagunça”. “Escola é lugar de aprender. Quer fazer festa fantasia, vai aluno fantasiado de professor, fantasiado de médico para salvar vida, de veterinário para cuidar de animal, de agrônomo que planta e ajuda plantar para produzir alimento para o mundo”, comparou.
O prefeito ainda avisou que durante sua gestão a comemoração ao Dia das Bruxas está proibida no município. “Deixa isso para jovem, que já pode fazer o que quer, mas as nmossas crianças não vão participar de festa de Halloween”, afirmou.
A decisão do prefeito foi criticada por alguns moradores do município. Em uma publicação no Facebook, uma moradora disse que a proibição é “intolerante”. “Não é porque a gente não comemora Halloween que a gente é menos brasileiro”, disse ela.
Outra moradora disse que a proibição é “um absurdo”. “A escola é um lugar de aprendizado, e as crianças têm o direito de brincar e se divertir”, disse ela.
Ainda não se sabe se a proibição do prefeito será contestada na Justiça.