O Governo de Mato Grosso celebrou um marco significativo ao finalizar as obras de asfaltamento de 86,98 quilômetros da rodovia MT-130, estendendo-se do Distrito de Santiago do Norte até o Rio Ronuro, no município de Paranatinga. A empreitada, dividida em dois lotes, representou um investimento substancial, ultrapassando a marca de R$ 100 milhões.
O asfaltamento da MT-130 não é apenas uma realização em termos de infraestrutura, mas também um passo importante para a abertura de um novo corredor logístico em Mato Grosso. O Distrito de Santiago do Norte, situado em uma região de crescimento agropecuário constante, irá se beneficiar diretamente dessa nova via, que facilitará o transporte da produção agrícola, impulsionando a economia e elevando a qualidade de vida dos habitantes da região.
Além de promover o desenvolvimento econômico local, essa obra faz parte de um plano estratégico mais amplo, visando melhorar a infraestrutura do estado. A MT-130 é uma importante via de comunicação que permite o fluxo de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, até a BR-163, atravessando municípios como Poxoréu, Primavera do Leste, Paranatinga e Feliz Natal.
A administração estadual já realizou a pavimentação de 150 quilômetros da rodovia e a construção de cinco pontes de concreto. Além do trecho recentemente concluído, outros 44 quilômetros entre Paranatinga e a comunidade de Sete Placas já foram asfaltados. No entanto, um trecho de 24 quilômetros nas proximidades de Santiago do Norte teve seu contrato rescindido devido ao não cumprimento do cronograma, e uma nova empresa será contratada para a conclusão.
Outro desafio é o trecho de 83,4 km que contorna a Terra Indígena Marechal Rondon. Para asfaltar essa seção, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) contratou um Estudo de Componente Indígena, uma exigência para licitar as obras. Para garantir a transitabilidade nesse trecho não pavimentado, uma licitação foi realizada para a manutenção.
O Secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, enfatizou a importância da MT-130 para a nova fronteira agrícola de Mato Grosso, destacando que a rodovia aproxima regiões e atende o direito de todos os cidadãos de viajar em estradas asfaltadas.
Paranatinga, com a segunda maior malha rodoviária de Mato Grosso, se beneficia imensamente com o asfaltamento da MT-130, que abrange uma extensão de 238,7 km somente entre o município e o Rio Ronuro, superando a distância que separa Cuiabá de Cáceres ou Rondonópolis. O Distrito de Santiago do Norte, localizado no entroncamento com a BR-242, também faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.
O prefeito de Paranatinga, Marquinhos do Dedé, ressaltou que o asfaltamento da MT-130 beneficiará não apenas seu município, mas toda a região circundante, do Vale do Araguaia ao Nortão, destacando o esforço do governador Mauro Mendes para melhorar a logística do estado como um todo.