Deputado critica projetos que visam exploração da natureza e a transformação de MT em “fazendão”

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) voltou a fazer críticas ao modelo de exploração da natureza no estado e também aos projetos do governo que tem, na opinião do petista, o objetivo de “fazer Mato Grosso um fazendão para exportar commodities”. Entre os projetos criticados pelo parlamentar está a exploração mineral em áreas de conservação.
 
A declaração foi dada no Jornal do Meio Dia desta segunda-feira (16). De acordo com o deputado, o objetivo de projetos como a autorização de hidrelétricas no Rio Cuiabá e a drenagem de áreas úmidas para o cultivo querem “passar a boiada”, relembrando a fala do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles sobre a mudança de regras sobre a proteção ambiental no país.
 
“Um pacote de projetos de lei, de emendas constitucionais que acabam de vez com a proteção ao meio ambiente em MT. Proibição de criação de unidades de conservaçã, um projeto absurdo. Querem mudar a lei do pantanal para permitir drenagem de áreas úmidas para implantar a monocultura de soja, algodão e pecuária. Isso é antieconômico, daqui a pouco o estado não tem água”, defendeu.
 
Ele ainda enfatizou que em Mato Grosso o “poder econômico detém o poder político e querem fazer de Mato Grosso um fazendão para vender comodities. A cosntrução de hidrélicas é um exemplo de ações para sustentar esse modelo econômico”.
 
Para o deputado estadual, projetos como a liberação da mineração em áreas de preservação terá consequências negativas. “Na prática o que o projeto pretende, fazer mineração na área de reserva mineral e posso deslocar essa reserva para outro local, para outro bioma inclusive. Só que local para onde realocar, pode ser de 10% ou mais do tamanho da reserva anterior”.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade