Polícia Federal e Controladoria Geral da União Investigam Desvio de Recursos na Saúde de Cuiabá

A Polícia Federal, em colaboração com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Iterum nesta quarta-feira (4), com o objetivo de desarticular uma quadrilha investigada pelo desvio de recursos públicos federais destinados à saúde do Município de Cuiabá. Estima-se um prejuízo de aproximadamente 13 milhões de reais aos cofres públicos.

A operação mobilizou 33 policiais federais e 04 servidores da CGU para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Esses mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso.

A ação visa aprofundar a investigação sobre a quadrilha, que é suspeita de cometer os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude ao caráter competitivo de licitação. Durante as investigações, foram identificadas incongruências e graves irregularidades na execução de um contrato de serviços de tecnologia mantido pelo município entre os anos de 2017 e 2022 com uma empresa do ramo de informática.

As análises, com o apoio da CGU, não encontraram evidências da efetiva prestação dos serviços contratados, bem como não foi possível correlacionar os pagamentos com a execução desses serviços.

Os envolvidos podem enfrentar penas que variam de acordo com os crimes imputados, com possibilidade de reclusão de até 30 anos.

A Operação Iterum reforça o compromisso das autoridades em combater a corrupção e o desvio de recursos públicos, garantindo que o dinheiro destinado à saúde e outros serviços essenciais seja utilizado de forma adequada em benefício da população. A investigação continua em andamento para esclarecer completamente os fatos e identificar os responsáveis pelos ilícitos.

Compartilhar

Redação MT Política

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MT POLÍTICA

redacao@mtpolitica.com.br

Av. Rubens de Mendonça, 1856 Cuiabá Office Tower, sala 307

CEP: 78048450 – Cuiabá/MT

Tags

    Últimas Notícias

    2023 – Copyright © – MT Política – Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela Tropical Publicidade