A Polícia Federal está conduzindo uma operação nesta quinta-feira (28) com o objetivo de prender líderes de uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas. Esta ação é a sequência das investigações decorrentes de uma significativa apreensão de cocaína que ocorreu em 2018, em uma pista clandestina de aviação na cidade de Denise, localizada a 208 quilômetros de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.
Na ocasião da apreensão em 2018, um indivíduo perdeu a vida durante a operação, enquanto outros três, incluindo o piloto da aeronave, conseguiram escapar das autoridades. As informações indicavam que eles teriam vindo da Bolívia com destino à região do Porto de Santos, onde a droga seria embarcada em um navio com destino à Europa. O montante apreendido na época totalizou 420 quilos de cocaína.
Desde essa apreensão, as forças policiais têm estado envolvidas em uma investigação contínua com o objetivo de identificar e desmantelar o restante da quadrilha. Os esforços das autoridades levaram à identificação dos responsáveis pela aeronave e outros membros do grupo.
Durante o curso das investigações, a Polícia Federal descobriu evidências do crime de lavagem de dinheiro associado à quadrilha. Os principais alvos da operação apresentaram movimentações financeiras atípicas, demonstrando um estilo de vida que ia muito além de seus ganhos oficiais.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o número exato de prisões realizadas durante a operação em andamento. As autoridades continuam trabalhando ativamente para desarticular essa organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro, buscando promover a segurança e a justiça em relação a essas atividades ilegais. Mais informações serão disponibilizadas à medida que a operação avançar.