O aumento significativo no uso de ar condicionado e ventiladores, devido à onda de calor que atinge Mato Grosso, tem sobrecarregado a rede de energia elétrica em várias partes do estado. Em algumas regiões de Cuiabá, moradores enfrentaram quedas de energia devido à demanda elevada por resfriamento.
De acordo com a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, Mato Grosso registrou o maior pico de sobrecarga já registrado em 23 anos. Na capital, Cuiabá, bairros nas áreas do Coxipó e do Parque Cuiabá foram afetados por quedas de energia.
Diante desse cenário de alta demanda, a Energisa confirmou que está em andamento uma operação para a substituição de transformadores de distribuição, que ficam instalados nos postes e atendem ruas e comunidades locais. Desde o início de agosto, quando a onda de calor começou, já foram substituídos 180 desses equipamentos.
Na última segunda-feira (25), 21 transformadores pararam de funcionar devido a picos de carga. As maiores interrupções ocorreram em cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Campo Verde e Alta Floresta.
José Nelson Quadrado Júnior, gerente de operações da Energisa, ressaltou que equipes estão trabalhando incansavelmente em uma força-tarefa para a substituição dos equipamentos. As equipes estão em operação 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos horários de pico de calor, quando as condições de trabalho para os eletricistas são mais desafiadoras. A concessionária enfatiza a importância de os clientes afetados comunicarem as quedas de energia por meio dos canais de atendimento disponíveis.
“Equipes estão fazendo uma força-tarefa para troca dos equipamentos, atuando 24 horas por dia, de segunda a domingo, até mesmo nos horários de pico de calor, quando os eletricistas sentem mais a temperatura. A companhia reforça que os clientes impactados façam o acionamento via canais de atendimento”, destacou José Nelson Quadrado Júnior.